Antes de tudo preciso dizer que nao consigo colocar acento neste teclado italiano.
O trem de Munique chegou às 6:30h da manha, do dia 21 no terminal de Santa Lucia. Para mim foi um impacto quando olhei a minha volta e vi um cenario totalmente oposto ao que tinha visto na Alemanha. O terminal era sujo e pixado. Logo no primeiro momento quando fui pedir uma informaçao a um guarda ja percebi o jeitao italiano, bem diferente da solicitude e educaçao alema. Como nao iriamos ficar em um hostel deixamos nossas malas em um locker no terminal e ao final do dia, depois de 9 horas de passeio pagamos 6,40 euros.
Quando pisei fora do terminal a cidade estava ainda escura e vazia. Pouco a pouco o sol foi clareando a bela Veneza e as pessoas foram surgindo pelas ruas.
De modo geral a cidade é linda. O tempo nao maculou toda a riqueza historica do lugar. Ha muitas igrejas por todos os lados, porém a mais espetacular e imponente e a Basilica de San Marco. O que mais se ve nas ruas é o comércio das tipicas mascaras de carnaval.
Veneza foi a cidade mais dificil de se explorar até o momento, pois as "calles" (vielas) sao extrememante confusas e o unico transporte na parte antiga sao as gondolas, que para os turistas chegam a custar 80 euros. Outro problema é o uso de banheiro publico que existem em poucos lugares e custam no minimo 1,50 euros. Os preços cobrados pelas refeiçoes e entradas nos museus nao sao baratos. Veneza é uma cidade cara.