Para um mochilão ser um sucesso um dos fatores determinantes é o local de hospedagem. Uma opção barata e divertida são os Hostels. Barata porque as diárias custam menos do que a de um hotel e divertida pois os espaços comuns de convivência permitem a interação com os demais hóspedes.
Os sites mais indicados para encontrar hostels pelo mundo todo são o www.hihostel.com e o www.hostelworld.com. Antes do meu mochilão fiz todas as reservas por estes sites, porém descobri que realmente nem tudo que reluz é ouro, e alguns hostels me decepcionaram, por isso decidi comentar um pouco sobre cada um deles.
Florença: Vila Camerata.
- Aprovado! Prédio histórico com ótima estrutura com quartos com duas beliches. Banheiro no corredor. Café da manhã padrão. Localização ruim, longe do centro. Acesso somente de ônibus. Preço barato.
Roma: Alessandro Palace Hotel
- Aprovado! Quartos mistos com 4 beliches. Banheiro nos quartos. Café da manhã padrão. Ótima localização, próxima a estação central. Internet gratuita. Tem um bar muito bacana para curtir. Preço barato.
Paris: Jules Ferry
- Desaprovado! Quartos com 2 beliches. Não há lockers nos quartos. Café da manhã regulado. Banheiro ruim no corredor. Espaço de convivência ruim. Preço caro.
Londres: London Central YHA
- Aprovado! Quartos com 3 beliches. Ótima localização, próximo a central station. Espaço de convivência amplo. Banheiro no corredor. Café da manhã não incluso. Preço caro.
Bruxelas: Jacques Brel
- Aprovado! Quartos com 3 beliches. Banheiro no quarto. A melhor estrutura dentre os hostels. Café da manhã muito bom. Localização boa também. Preço barato.
Amsterdam: Durty Nellis
- Reprovado! Quartos com 5 beliches. Localização ruim, próxima a Red Light. Banheiro no corredor. Café da manhã padrão. Preço caro.